O Que é Ciência?
O Que é Ciência?
Ciência é o conhecimento que explica os fenômenos obedecendo a leis que foram verificadas por métodos experimentais.
A ciência baseia-se na regularidade, na previsão e no controle de fenômenos que podem ser observados.
Conceito de Ciência
A ciência é um modo de conhecer fundamentado em um método, o método científico. O método é o modo de funcionamento das ciências, é fundamentado na observação, na experimentação e na produção de teorias e leis.
As teorias são constantemente testadas, visando sua comprovação ou substituição por outra teoria que resista à checagem.
O objetivo da ciência é explicar, descrever e prever os fenômenos a partir do desenvolvimento de procedimentos metodológicos que possam ser constantemente verificados e reproduzidos.
Características da ciência:
- Objetiva: a ciência é um conhecimento que pressupõe uma objetividade, ou seja, busca ser imparcial, com a mínima influência dos interesses pessoais, com linguagem clara, rigorosa e precisa para evitar ambiguidades.
- Verificável: todas as teorias científicas são postas à prova. Teorias que não resiste à verificação são descartadas. A verificação deve ser realizada pelo próprio cientista ou por qualquer pessoa e também passa pelo julgamento da comunidade científica.
- Controlada: todos os elementos das ciências devem ser controladas para possibilitar a sua verificação e reprodução.
- Lógica: a ciência é um conhecimento baseado na lógica, não aceita contradições.
Método científico
"O método científico é um conjunto de etapas que deve ser seguido para que um estudo seja considerado científico. É o método científico que valida uma pesquisa como um conhecimento verdadeiro, livre de conceitos prévios ou subjetividade dos pesquisadores.
A partir da aplicação do método científico são formuladas leis, postulados ou teorias científicas."
""O método científico é um procedimento sistemático de investigação que tem a função de validar um estudo científico.
Orienta como uma pesquisa científica deve ser conduzida.
É composto por etapas que envolvem a observação de um fenômeno, a formulação de perguntas e hipóteses, a experimentação, o teste das hipóteses e a conclusão.
Um conhecimento apenas se torna de caráter científico após ter passado pelo método científico.
A aplicação do método científico garante a validade e a confiabilidade de uma pesquisa."
O que é Método Científico?
O método científico é um procedimento sistemático de investigação, formado por normas e técnicas que atuam como ferramentas para a validação de um estudo científico.
Funcionando como um “guia” que orienta como o estudo científico deve ser conduzido, o método científico indica as perguntas que devem ser feitas ao longo da pesquisa e encaminha de forma lógica as possíveis descobertas e interpretações científicas.
A aplicação do método científico em uma pesquisa garante que seus dados, resultados e interpretações serão livres da subjetividade do pesquisador.
Etapas do método científico
O método científico existe para auxiliar na construção do conhecimento científico, que se desenvolve a partir do surgimento de questionamentos ou de problemas a serem resolvidos.
Para isso, existe um conjunto de ações ou etapas que devem ser seguidas para que o referido problema ou pergunta seja resolvido. A aplicação desse método sistemático garante que os testes sejam repetidos por pesquisadores diferentes e que se obtenham os mesmos resultados esperados.
As etapas do método científico são: observação, questionamento, formulação de hipótese, realização de experimentos, aceitação/rejeição das hipóteses e conclusão.
Observação: envolve a coleta de informações qualitativas ou quantitativas sobre o fenômeno. O pesquisador deve olhar para o que precisa ser respondido e buscar mais informações sobre a situação.
Questionamento: são construídas perguntas que podem ajudar a explicar o fenômeno, resolver a questão em estudo ou encontrar possíveis razões que ocasionaram a situação-problema. Alguns exemplos de questionamento são: “Por que esse fenômeno ocorre?”, “Quais os fatores que podem influenciá-lo?”, “Como é possível descrevê-lo?”.
Formulação de hipótese: são elaboradas possíveis respostas ou soluções aos questionamentos propostos na etapa anterior. As hipóteses são consideradas válidas até que algum teste ou indício seja suficiente para invalidá-la.
Experimentação: o sistema em estudo é avaliado sob diferentes condições. Também são verificadas as condições para que um determinado experimento possa ser reproduzido. Nessa fase, as hipóteses formuladas são testadas.
Análise das hipóteses: envolve o julgamento das hipóteses, podendo estas serem rejeitadas, mantidas ou modificadas. Para a hipótese ser aceita como verdadeira, os resultados obtidos devem coincidir com o resultado esperado, de acordo com a hipótese proposta.
Conclusão: todos os dados obtidos e hipóteses testadas são agrupados para que se construa uma explicação, um princípio, uma teoria ou uma lei que seja útil para contribuir como conhecimento científico."
Comentários
Postar um comentário